Todas as mulheres devem passar pela menopausa, mas nem sempre é fácil identificar que esse momento está próximo.

Para entender melhor essa fase, é importante esclarecer que a menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação.

Antes do fim desse estágio, o momento é chamado de climatério, que é caracterizado pela transição fisiológica que separa a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher.

Assim, o climatério abrange toda essa transição do período produtivo para o não produtivo, indo até a última menstruação.

Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, anunciando a chegada da menopausa.

Em aproximadamente 60% das mulheres, a menopausa se inicia por volta dos 51 anos de idade, quando ocorre antes dos 40 anos ela é caracterizada como precoce e quando ocorre após os 55 anos, tardia.

O que causa a menopausa?

Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida tem origem nos folículos (células germinativas) dos ovários, que já estão presentes no nascimento.

Quando a mulher nasce, tem em média 1 a 2 milhões desses folículos, mas a cada ciclo menstrual, ela perde parte dessas células, tanto que na primeira menstruação tem cerca de 400 mil folículos, número bem menor que o presente nos momentos iniciais da vida.

Quando o número de folículos acaba, a mulher não produz mais óvulos, o que leva a uma queda hormonal e ao fim da fase reprodutiva

Isso porque na formação dos óvulos, os folículos são os principais responsáveis pela produção dos hormônios.

Essa fase que antecede a última menstruação da mulher é o climatério, falado mais acima.

Contudo, antes da menopausa, o organismo dá dicas de que ela pode estar próxima.

Leia também sobre Candidíase recorrente e baixe nosso e-book gratuitamente.

Como saber se a menopausa está perto?

Em alguns momentos a mulher pode começar a identificar sinais que demonstram que ela está se aproximando.

1- Menstruação irregular

Este é o principal sintoma que indica a proximidade da menopausa.

Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

Isso porque a baixa hormonal impede que o útero se prepare regularmente para uma possível gravidez, fato que interfere diretamente na menstruação.

Contudo, há exceções e algumas mulheres apresentam um ciclo regular até a menopausa.

2. Ondas de calor

Esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres.

As ondas surgem de forma inesperada e causam crises de calor, atingindo especialmente a parte superior do tronco, o pescoço e o rosto

Por vezes, a pele da face fica avermelhada e a mulher começa a suar excessivamente, devido a intensidade do calor.

Geralmente a sensação dura entre meio e cinco minutos e pode ocorrer com frequência durante mais de um ano, em algumas mulheres, por mais de cinco anos.

3. Oscilações de humor

Nesta fase também pode ser observado algumas mudanças de humor repentinas

Sensação de irritabilidade, melancolia, ansiedade e choro são outros sintomas que podem se manifestar nessa fase.

4. Mudanças urogenitais

Há diversas alterações urogenitais na mulher, essas incluem dificuldade em esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções que atingem a bexiga e a uretra com frequência

Além disso, ela pode sentir diminuição na libido, ressecamento vaginal e dor na relação sexual.

5. Alterações do sono

O estrogênio também está relacionado à regulação do sono da mulher

Por isso, é possível que ela sinta mais dificuldade para dormir do que antes. As ondas de calor também interferem, já que podem ocorrer durante a noite e atrapalhar o momento de descanso.

Se a mulher perceber que seu sono já não é o mesmo, é importante buscar ajuda, pois se a insônia eventual persistir pode se tornar crônica.

Para algumas mulheres a fase da menopausa e do climatério não apresenta sintomas, porém, a maioria delas começa a ter sintomas já no início do climatério.

E, com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, os sintomas vão aumentando.

Como posso me preparar para a menopausa? Tem tratamento?

Nem sempre é possível perceber quando a menopausa está se aproximando, pois em alguns casos, como eu disse, ela pode ser assintomática.

Por isso é fundamental que a mulher tenha o acompanhamento de um ginecologista sempre, para que quando chegar nesta fase ela já esteja preparada.

Para ter qualidade de vida na menopausa, podem ser seguidas algumas dicas no dia a dia.

• Pratique atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura.
  • Converse com o seu médico sobre o consumo diário de cálcio.
  • Exercite seu cérebro em jogos de raciocínio e palavras cruzadas. Isso ajuda a reduzir o risco de perda de memória durante a pós-menopausa
  • Aprenda a ter bons hábitos de sono, pois a falta de sono pode contribuir para a confusão mental.
  • A reposição hormonal é um assunto de extrema importância para discutir com o médico. Quando bem indicada, pode tornar muito mais leve esse período.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) costuma ser usada pelos médicos para minimizar aqueles sintomas que interferem na qualidade de vida da mulher.

No entanto, esse tipo de tratamento deve ser muito bem avaliado, pois há contraindicações para mulheres que possuem antecedentes ou riscos elevados de doenças como tromboembolismo, câncer de mama e câncer de endométrio

A avaliação do médico é o mais importante antes de começar qualquer tipo de tratamento.