Será que é possível mesmo estar grávida sem saber?

Sem nem ao menos desconfiar?

Pode sim! A gravidez silenciosa pode existir para algumas mulheres, que não notam os sintomas ou que podem ter ciclos menstruais irregulares.

Mesmo sendo raro e incomum, a gravidez silenciosa pode ser levada até o terceiro trimestre de gestação sem a mãe nunca desconfiar de nada.

Não há estudos que comprovem o porquê desta condição surgir, pois quase todas as mulheres têm o aumento de barriga, mesmo que ela seja menor.

Mas o fato é que uma gravidez não ser notada pode trazer riscos à mãe e ao bebê.

A gravidez silenciosa dá sinais?

A gravidez silenciosa pode dar alguns sinais sutis, portanto, a mulher deve ficar atenta a eles, que para algumas podem ser até mais evidentes.

Alguns quadros psiquiátricos, nos quais a percepção do corpo ou da realidade estão alterados, as mulheres não questionam o atraso menstrual e sintomas suspeitos de gravidez ou nem os notam.

Quando uma mulher é menos sensível a alterações hormonais ela pode demorar a perceber ou nem levantar a hipótese de estar grávida.

Ter náuseas, vômitos, fadiga, aumento do sono, sensibilidade mamária, intestino preso e apresentar sangramento são sinais que podem se apresentar tanto durante um ciclo menstrual como durante uma gestação.

Como notar a gravidez apenas pela barriga?

Não existe fórmula matemática para definir o formato de uma barriga de gravidez.

Ela pode ser grande, pequena, redonda, pontuda, alta, baixa e até quase imperceptível.

Tudo vai depender do tipo físico da mãe e da posição do bebê no útero.

Nas mulheres muito magras os movimentos do bebê podem ser notados no primeiro trimestre, e o volume uterino é visível um pouco mais cedo.

Mulheres com obesidade, também podem não perceber, pois a distensão da sua parede abdominal provocada pelo crescimento do útero pode não ser tão evidente.

no caso das esportistas, há o fato da parede muscular, que pode retardar o crescimento da barriga, justamente pela resistência dos músculos.

Mas fiquem tranquilas! As mulheres que praticam atividade física não estão prejudicando o desenvolvimento do bebê.

Contudo, as atletas profissionais podem apresentar um “bloqueio das menstruações”

E este é mais um fator que pode atrapalhar a mulher perceber que está grávida.

E quando ela não sabe da gravidez e segue praticando atividade física ou ainda usa roupas muito apertadas, incluindo cintas, a musculatura fica mais rígida, o que também dificulta a percepção do crescimento uterino.

Nas mulheres que fizeram intervenções cirúrgicas a barriga também pode não crescer normalmente, como naquelas que realizaram abdominoplastia.

E como fica a menstruação?

Não, não é possível ter ciclo menstrual ao longo de uma gestação, por mais que algumas mulheres digam que menstruaram normalmente.

Esses sangramentos não são menstruação. Eles podem ser relacionados a pequenas intercorrências da gravidez, como um hematoma da placenta, por exemplo.

Lembre-se que os padrões menstruais variam muito de mulher para mulher.

Tem as que não menstruam nunca, seja por usar um anticoncepcional hormonal que suspenda os ciclos ou por causa de alguma doença que as impeça, como a síndrome do ovário policístico.

Por outro lado, nas mulheres com ciclos menstruais irregulares, especialmente as que têm ciclos longos (que podem ter intervalos de mais de seis meses) e “infrequentes”, a ausência de menstruação regular não as alerta sobre uma possível gravidez.

E esse é um dos fatores que só atrasam o diagnóstico.

No primeiro trimestre de gestação, os sangramentos vaginais podem ocorrer. Porém, eles são em menor intensidade do que uma menstruação comum.

Neste período, já está em formação a futura placenta.

Portanto, sangramentos resultantes de sua implantação são frequentes, e ainda o sangramento que pode se apresentar no implante do óvulo.

Todos esses “sinais” podem gerar mais confusões com a menstruação, e a mulher não perceber que está grávida.

Quais os riscos de uma gravidez silenciosa?

O maior risco de não perceber uma gravidez é a mãe não realizar os exames de pré-natal durante a gestação, o que é muito importante para identificar qualquer anormalidade, o que inclui doenças que podem prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê.

Além disso, existe o risco da mãe consumir bebida alcoólica e drogas.

Mulheres grávidas que fazem uso de álcool e drogas ilícitas podem provocar a restrição do crescimento fetal, o que consequentemente, pode gerar um crescimento menor do útero e do abdome como um todo.

Há também uma preocupação com a saúde mental dessa mãe no pós-parto, pois é uma situação que propicia o surgimento de depressão, já que a mãe não teve tempo de se acostumar ou se preparar para esse momento.

Com base em todas estas informações, saliento a importância de conhecer o próprio corpo, o próprio ciclo menstrual, ficar atenta às alterações e manter as rotinas ginecológicas sempre em dia.

Um teste de gravidez de farmácia ou o de sangue pode esclarecer a situação.

Em caso de dúvidas procure o seu ginecologista e se não deseja engravidar, converse sobre a contracepção mais indicada no momento.