Uma nova vacina para o HPV chegou ao Brasil neste mês.
O imunizante, que garante 90% de proteção, é recomendado para evitar o câncer de colo de útero e verrugas genitais em mulheres e homens.
Anteriormente, nós tínhamos a vacina apenas para 4 subtipos de vírus, agora foi adicionado mais 5 subtipos, aumentando a proteção para a infecção sexualmente transmissível (IST).
A vacina se chama Gardasil 9 e é uma vacina nonavalente composta dos mesmos quatro tipos de HPV (tipos 6, 11, 16, 18) presentes na vacina antiga e mais 5 tipos adicionais de HPV (tipos 31, 33, 45, 52, 58).
Lembrando que a vacinação é recomendada a partir dos 9 anos, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta e quando ainda não houve contato com o vírus.
Todavia, os adultos com até 45 anos ou que já foram infectados também podem se beneficiar ao receber o imunizante.
Desde 2014, a vacina quadrivalente já está disponível no SUS e vem registrando eficácia para a prevenção. Atualmente, garotos e garotas entre 9 e 14 anos já estão aptos para tomarem as duas doses do imunizante.
Leia mais sobre a importância da vacinação contra o HPV aqui!
No SUS, pessoas com HIV e pacientes oncológicos podem se vacinar de forma gratuita.
A nova vacina ainda não se encontra na rede pública de saúde, falta autorização do governo, mas ela já pode ser realizada em clínicas de vacinação particulares.
Link do esquema vacinal e orientações:
Dra. Laura Roehe Costa
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 41277 RS | RQE 36270 | TEGO 2884382
(Conteúdo informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)
0 comentário