Uma nova vacina para o HPV chegou ao Brasil neste mês.

O imunizante, que garante 90% de proteção, é recomendado para evitar o câncer de colo de útero e verrugas genitais em mulheres e homens.

Anteriormente, nós tínhamos a vacina apenas para 4 subtipos de vírus, agora foi adicionado mais 5 subtipos, aumentando a proteção para a infecção sexualmente transmissível (IST).

A vacina se chama Gardasil 9 e é uma vacina nonavalente composta dos mesmos quatro tipos de HPV (tipos 6, 11, 16, 18) presentes na vacina antiga e mais 5 tipos adicionais de HPV (tipos 31, 33, 45, 52, 58).

Lembrando que a vacinação é recomendada a partir dos 9 anos, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta e quando ainda não houve contato com o vírus.

Todavia, os adultos com até 45 anos ou que já foram infectados também podem se beneficiar ao receber o imunizante.

Desde 2014, a vacina quadrivalente já está disponível no SUS e vem registrando eficácia para a prevenção. Atualmente, garotos e garotas entre 9 e 14 anos já estão aptos para tomarem as duas doses do imunizante.

Leia mais sobre a importância da vacinação contra o HPV aqui!

No SUS, pessoas com HIV e pacientes oncológicos podem se vacinar de forma gratuita.

A nova vacina ainda não se encontra na rede pública de saúde, falta autorização do governo, mas ela já pode ser realizada em clínicas de vacinação particulares.

Link do esquema vacinal e orientações:

Clique aqui!