Período fértil e ovulação estão diretamente relacionados, mas não significam a mesma coisa.
A ovulação é um processo que se caracteriza pelo desenvolvimento e liberação de um óvulo maduro, o que ocorre cerca de 2 semanas após o início da menstruação(em ciclos regulares).
E o período fértil abrange o dia da ovulação e os dias em que o óvulo permanece na tuba, mas é mais amplo. Esse período começa até 3 dias antes, tendo em vista o tempo que os espermatozóides permanecem vivos no corpo da mulher.
Os espermatozoides podem sobreviver no trato reprodutivo da mulher por até 3 dias, enquanto o óvulo fica na tuba uterina por 1 dia.
Saber calcular o período fértil é importante para o casal que deseja engravidar, porque assim as relações sexuais são programadas e intensificadas durante esses dias.
Portanto só existe possibilidade de fecundação espontânea e gravidez, se a mulher ovular e se o casal praticar relações sexuais nos dias do período fértil.
Leia também sobre como funcionam os testes de ovulação, clique aqui!
Dra. Laura Roehe Costa
Ginecologista e Obstetra
CRM 41277 RS | RQE 36270 | TEGO 2884382
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)
0 comentário