O trabalho de parto dói, demora e exige muito da mulher, tanto mentalmente, quanto fisicamente, mas no final ela vai lembrar desse momento como um dos melhores da sua vida.
Por isso, só falar sobre a parte boa não vai ajudá-la a se preparar para os momentos de desgaste. Quando a mulher procura entender as etapas do que a espera fica muito mais fácil quando tudo começa a acontecer.
Além disso, o trabalho de parto pode ser um processo desafiador e difícil para muitas mulheres, mesmo quando ela está bem orientada, pois não se pode prever como será a evolução.
É importante manter a mente aberta e entender que nem tudo pode acontecer da maneira como foi idealizado.
Embora a maioria consiga parir espontaneamente, existem situações em que cesarianas, por exemplo, são necessárias para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Ignorar essas possibilidades pode criar uma imagem distorcida da realidade e até mesmo gerar sentimento de fracasso ou culpa se precisar de eventuais intervenções.
Cada mulher tem sua própria história, emoções e desafios durante esse processo.
Estabelecer expectativas reais de trabalho de parto, torna mais leve lidar com as situações inesperadas.
Dessa forma podemos ajudar a criar uma cultura mais solidária em relação à maternidade, independentemente de como ocorreu o parto.
Cada nascimento é uma conquista e um momento único.
Leia também sobre Cuidados essenciais no pós-parto.
Dra. Laura Roehe Costa
Médica Ginecologista e Obstetra
CRM 41277 RS | RQE 36270 | TEGO 2884382
(O conteúdo e as informações deste post têm caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico)
0 comentário